Artrose da coluna lombar

O que é?

A artrose diretamente ligada à coluna lombar acontece quando há o desgaste da cartilagem das articulações dessa região – que são as principais responsáveis por amenizar os impactos e atritos das extremidades dos ossos –, ou quando há excesso de movimentos e exercícios físicos, assim como pancadas causadas por acidentes.

 

Pode acometer várias partes da coluna, sendo mais comum nas regiões cervical e lombar. Apesar de ser mais frequente em pessoas acima de 50 anos, a artrose da coluna pode atingir também pessoas mais jovens, causando muito desconforto e dor.

 

Principais sintomas

Os sintomas dessa patologia variam a cada pessoa, podendo ser leves ou fortes, e  prejudicando inclusive a qualidade de vida do indivíduo. Suas causas podem ser provocadas por alterações genéticas, idade ou postura indevida.

 

Entre os principais sintomas da artrose da coluna lombar estão:

  • Dor na coluna, no quadril, no pescoço, nos glúteos e ombros
  • Limitação dos movimentos

 

Tratamento

O diagnóstico de artrose na coluna é feito através de exames por imagens, como radiografia e ressonância magnética. Deve ser acompanhado por um médico especialista para que seja indicada a melhor forma de tratamento.

 

A doença não tem cura, porém, o tratamento pode amenizar muito os sintomas. Ele pode ser feito com procedimentos minimamente invasivos – ou seja, que dispensam a realização de cirurgias invasivas – ou através de fisioterapia, de forma que diminua a dor e proporcione o fortalecimento da musculatura do paciente. A fisioterapia pode ser associada com outros métodos como acupuntura, RPG e exercícios físicos.

últimas notícias

agende sua consulta

Preencha o formulario abaixo e nossa equipe retornará o contato confirmando a disponibilidade