Artrose de Joelho

O que é

A artrose do joelho, também conhecida como osteoartrite, é uma patologia que acomete o indivíduo através de uma inflamação, provocando desgaste das cartilagens que envolvem o joelho.

Estima-se que até 80% da população mundial com mais de 65 anos já foi diagnosticada com artrose, doença que causa falta de firmeza, estalos e dor. Portanto, é possível afirmar que essa é uma patologia que está ligada ao envelhecimento, uma vez que o desgaste natural das articulações é uma de suas causas.

Os principais sintomas da artrose são:

• Dor no joelho depois de atividades;
  • Estalo no joelho ao realizar alguns movimentos específicos;
  • Limitação de movimentos;
  • Calor e inchaço no joelho;
  • Rigidez ao acordar ou após a ausência de movimentação por um longo período;
  • Dificuldade ao apoiar a perna no chão;
  • Músculos da coxa mais atrofiados.

Tratamentos

Embora a artrose não tenha cura, o seu tratamento é realizado para reduzir as dores e evitar o agravamento desta condição. São receitados anti-inflamatórios e suplementos alimentares, ambos com a função de restabelecer a articulação de maneira efetiva.

A fisioterapia também é recomendada, visando o fortalecimento e reequilíbrio do joelho por meio de exercícios supervisionados por um profissional da área.

Caso os métodos mais conservadores não tenham melhorado o quadro clínico do paciente, podem ser tentadas infiltrações com medicamentos que agem sobre os condrócitos (células presentes na cartilagem). Como última opção em casos resistentes e nos quais a qualidade de vida do paciente esteja muito prejudicada, a cirurgia é uma escolha.