Condromalácia Patelar

A condromalácia patelar é o nome que se dá para o desgaste da cartilagem articular da patela, o osso que se localiza na parte da frente do joelho e se articula com a parte inferior do fêmur. Essa patologia ocasiona dor, limitação de movimentos e sensação de estalos e tende a acometer mais as mulheres, devido a fatores biológicos e anatômicos.

A condromalácia patelar pode ser dividida em graus, que mudam de acordo com a gravidade da condição e os sintomas apresentados. Confira:

1º grau: Esta etapa contém alguns sintomas que comumente não são notados, como a sensação de areia no joelho, os estalos e dor leve no joelho.

2º grau: Nesta fase pode ocorrer limitação de atividades do dia a dia ou queda de rendimento em atividades físicas.

3º grau: Aqui os indivíduos evitam ao máximo realizar alguma atividade que gere desconforto, uma vez que torna-se algo muito mais complexo e doloroso.

4º grau: Neste grau, as dores são intensas a ponto de se tornarem insuportáveis. O dano na cartilagem da patela nesta fase já é avançado.

Como ainda não há cura para essa condição, o ortopedista elabora um plano de tratamento visando a diminuição dos sintomas, a fim de devolver a capacidade laboral do indivíduo, assim como sua qualidade de vida.

A fisioterapia motora é o principal e  mais importante método de tratamento. Associada à ela podem ser tomados medicamentos que auxiliam no desenvolvimento da cartilagem da patela. Em casos que não respondem ao tratamento conservador, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.