Lesão do Ligamento Cruzado

O que é?

Os ligamentos cruzados são estruturas que conferem estabilidade e mobilidade ao joelho e se dividem em duas porções: anterior e posterior. São estruturas em formato de corda que ligam a parte inferior do fêmur à parte superior da tíbia. Entre os dois tipos, a lesão do LCA é muito mais comum devido a fatores anatômicos e ao ligamento cruzado posterior ser mais espesso.

 

Por conta disso, a lesão no LCP ocorre após um trauma mais forte, como um acidente de trânsito, por exemplo. Já a lesão no LCA, por ser uma estrutura mais frágil, geralmente sucede após uma entorse de joelho, que pode ocorrer em uma partida de futebol ou até mesmo em ambiente doméstico.

 

Sintomas

Os primeiros e principais sintomas de que um indivíduo sofreu uma lesão no Ligamento Cruzado são: o estalido, possível de escutar quando o LCA é rompido, a dor de forte intensidade e, após alguns minutos, um inchaço no joelho.

Após essa fase inicial, pode existir instabilidade e sensação de falseio (instabilidade) no joelho.

 

Diagnóstico

O diagnóstico de ambas as lesões do LCA e LCP é realizado através de exame clínico ou, quando este não for conclusivo, por meio de uma ressonância magnética.

últimas notícias

agende sua consulta

Preencha o formulario abaixo e nossa equipe retornará o contato confirmando a disponibilidade