Lesão Ligamentar no joelho

Os ligamentos são estruturas que encontramos no joelho e em todas as nossas articulações. A função de um ligamento é dar estabilidade entre os ossos, ou seja, estabilidade articular.

Portanto, quando há uma lesão ligamentar, o joelho do indivíduo pode ficar mais oscilante, precisando, em alguns casos, passar por um procedimento cirúrgico para recuperar a sua funcionalidade completa.

Esse tipo de lesão é mais comum em esportes de contato e alto rendimento, como no futebol, por exemplo, ou no dia a dia, quando ocorre uma torção ou um trauma acidental.

Existem diferentes graus de lesões do ligamento dos joelhos. São eles:

1º grau: Entorse do joelho, mas sem gerar estabilidade. O ligamento não é rompido.

2º grau: Pode ocorrer lesão parcial do ligamento, associada à instabilidade no joelho do indivíduo.

3º grau: O ligamento é completamente rompido e existe uma instabilidade no joelho.

Principais sintomas

Os ligamentos no joelho são divididos, basicamente, em: Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Ligamento Colateral Medial (LCM) e Ligamento Colateral Lateral (LCL). Logo, os sintomas são diferentes de acordo com qual ligamento foi acometido pela lesão.

Entretanto, ainda assim é possível indicar quais são os principais sintomas que ocorrem após uma lesão ligamentar. Confira:

• Inchaço;
  • Dor;
  • Calor no joelho;
  • Instabilidade;
  • Dificuldade em realizar movimentos.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico com um médico Ortopedista e pode ser confirmado com exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética.