Lesão Meniscal

Os meniscos são estruturas que estão localizadas nos joelhos, e atuam como amortecedores, protegendo a cartilagem e evitando que ela fique exposta, diminuindo assim as chances de desgaste e artrose.

A lesão meniscal pode atingir indivíduos de qualquer faixa etária ou sexo. Suas causas podem ter relação com o desgaste ao longo do tempo, como nas lesões degenerativas, ou podem ocorrer após uma pancada no futebol, como nas origens traumáticas.

Outras causas que podem lesionar o menisco são:

• Erguer muito peso com as pernas;
  • Virar o corpo sobre a perna em uma velocidade muito alta;
  • Realizar agachamentos muito fundos;
  • Deixar o pé preso enquanto caminha/corre.

Inchaço e dor na região lateral e/ou medial (interna) do joelho são alguns dos principais sintomas dessa condição, podendo resultar em uma grande complicação para realizar tarefas do cotidiano, como subir e descer escadas, por exemplo.

O tratamento é realizado de forma personalizada, já que cada indivíduo possui as suas particularidades clínicas e apresenta diferentes níveis de gravidade de lesão meniscal.

É possível, no entanto, dividir os tratamentos em conservadores e cirúrgicos. O conservador utiliza de métodos não invasivos como medicamentos, compressa de gelo e fisioterapia. Já o cirúrgico é o procedimento utilizado quando o tratamento conservador não foi eficaz. A artroscopia do joelho é o método de eleição para tratamento das lesões de menisco atualmente.