Tendinite Patelar

O que é?

A tendinite patelar, comumente chamada de joelho do saltador, é uma patologia que atinge o tendão patelar e acomete, principalmente, os atletas. Possui maior incidência nos indivíduos que praticam os esportes que envolvem salto ou impacto, representando cerca de 20% dos casos.

 

Os especialistas relacionam essa condição com o esforço repetitivo sobre o tendão patelar, alterações angulares no joelho, desequilíbrios musculares e aumento de peso corporal. É importante ressaltar que, se o joelho do saltador não for tratado, o rendimento do atleta pode ser drasticamente reduzido, culminando até mesmo no rompimento do tendão patelar e prejudicando seriamente a sua mobilidade.

 

Principais sintomas

Os sintomas podem ser divididos em fases e tendem a se agravar conforme o tempo que o indivíduo demora para iniciar o tratamento. Confira:

 

1ª fase: O indivíduo só percebe a dor no joelho após a realização da atividade física, já que não ocorre um prejuízo funcional durante ela.

 

2ª fase: Mesmo que o indivíduo ainda consiga realizar o esporte de maneira satisfatória, nesta fase ele começa a sentir uma dor durante e após a atividade física.

 

3ª fase: É possível perceber que o rendimento esportivo não é mais o mesmo. As dores ainda ocorrem durante e após a atividade, só que são mais intensas no decorrer desta etapa.

 

4ª fase: O tendão é rompido completamente.

 

Tratamento

O tratamento depende do diagnóstico, sendo que a prioridade é pelo procedimento mais conservador, isto é, através da fisioterapia e de métodos não invasivos que ajudam a aliviar a dor do indivíduo como terapia por ondas de choque e até mesmo infiltrações.

 

No entanto, nos casos considerados mais graves ou devido à falha do tratamento conservador, o tratamento cirúrgico é cogitado, podendo ser utilizada a artroscopia como método de tratamento.

últimas notícias

agende sua consulta

Preencha o formulario abaixo e nossa equipe retornará o contato confirmando a disponibilidade