Tendinopatia

A tendinopatia é uma lesão que atinge um ou mais tendões da região dos pés ou tornozelos – principais responsáveis por estabelecer a ligação entre músculos e ossos para a realização de movimentos. Sua principal causa é a sobrecarga ou esforço repetitivo, e acomete principalmente atletas e pessoas que praticam esportes ou fazem exercícios de alta intensidade.

Entre outras causas que levam o indivíduo a desenvolver tendinopatia, estão: exercícios praticados de formas erradas e o uso excessivo do tendão ou de calçados desconfortáveis. Alterações anatômicas como pé plano e cavo, idade e torções, entre outros, também podem causar a tendinopatia.

Principais Sintomas

Os sintomas dessa patologia causam muito incômodo ao paciente, além de provocar:

• Dor crônica (que se estende por mais de três semanas);
  • Inchaço;
  • Inflamação;
  • Aumento de espessura do tornozelo;
  • Dificuldade na mobilidade;
  • Diminuição da força.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito por um médico ortopedista, que poderá solicitar desde exames físicos até exames de imagem a fim de detectar os distúrbios corretos que estão causando a patologia, avaliando o grau da inflamação e eliminando outras possíveis causas da dor.

Quando não tratada previamente, a tendinopatia pode se tornar crônica ou até mesmo ocasionar uma ruptura no tendão, o que, na maioria das vezes, requer cirurgia.

Entre os principais tratamentos estão inclusos:

• Repouso;
  • Aplicação de gelo no local lesionado;
  • Medicamentos analgésicos e antinflamatórios;
  • Sessões de acupuntura e fisioterapia.