Notícias

04
set
O frio afeta suas articulações?

Durante temperaturas mais frias, é muito comum ouvirmos pessoas se queixando de dores nas articulações. Essa condição afeta diversos indivíduos que já sofreram lesões ou não, e normalmente é mais comum em idosos. Ela acontece pois nosso corpo tende a buscar se manter sempre aquecido durante o inverno através de contrações musculares feitas de forma involuntária pelo sistema nervoso central, para assim proporcionar um equilíbrio térmico de todo o organismo.

Essas contrações involuntárias, feitas para esquentar o corpo, fazem com que a articulação fique mais “contraída“ o que causa o aparecimento de dores nas articulações. Além disso a redução da pressão atmosférica altera o equilibro existente na parte interna da articulação colaborando para o quadro de dor.

Além disso, o frio também contribui para o agravamento de espasmos vasculares. Portanto, o ideal é manter o corpo sempre bem aquecido com agasalhos, bem como praticar atividades físicas regularmente.

Para aliviar as dores, bolsas térmicas (quentes)  aplicadas sobre a região são uma ótima opção, pois amenizam a pressão sobre as articulações e melhoram a circulação sanguínea.

Porém, é imprescindível procurar um médico especialista caso os sintomas sejam persistentes e incômodos, sobretudo acompanhados de outros sinais como vermelhidão ou inchaços. Tratar patologias de forma precoce garante uma melhor recuperação.

Postado por: Dr. Vitor Chadud

Deixe seu comentário

agende sua consulta

Preencha o formulario abaixo e nossa equipe retornará o contato confirmando a disponibilidade