Notícias

05
set
O que é a síndrome do manguito rotator?

O manguito rotador consiste em um grupo de músculos e tendões que estão presentes na articulação do ombro, permitindo que movimentos simples sejam feitos. Quando o mesmo é afetado com inflamações ou lesões nas suas estruturas, ocorre a chamada síndrome do manguito rotador ou síndrome do impacto do ombro, como também é conhecida.

Geralmente provoca dores no ombro acometido, dificuldade para realizar movimentos e fraquezas, que pioram no período da noite. Normalmente, é mais comum em atletas que usam em demasia os membros superiores, indivíduos que carregam muito peso durante o trabalho ou idosos.

O diagnóstico desta patologia deve ser feito por um médico especialista após a avaliação dos sintomas, realizada através de perguntas ao paciente e exames específicos como radiografias, ressonância magnética ou ultrassom, a fim de eliminar outros problemas e classificar o grau da lesão.

O tratamento a ser indicado dependerá do quadro e diagnostico  do paciente, sendo indicado para amenizar a inflamação e a dor, assim como para auxiliar na recuperação de uma lesão. Sessões de fisioterapia, repouso, aplicações de gelo sobre o local, medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos, e cirurgias para casos mais graves, podem ser recomendados.  

O Dr. Vitor Chadud é especialista em patologias que acometem o ombro. Se assim desejar, entre em contato e agende sua consulta.

Categorias

Ombro

Postado por: Dr. Vitor Chadud

Deixe seu comentário

agende sua consulta

Preencha o formulario abaixo e nossa equipe retornará o contato confirmando a disponibilidade